terça-feira, 29 de março de 2011

Como ocorria a Comunicação e a Educação?


Antigamente, a comunicação se dava por diversos meios, como, desenhos pré - históricos, cartas, pessoas eram enviadas para mandar mensagens, máquinas de impressão e também os telégrafos, então, conseqüentemente surgiram, o telefone, o rádio e a televisão. Porém, com a necessidade de uma comunicação mais rápida e eficiente surgiram os computadores e a internet.

Baseado no que já sabemos sobre a escola tradicional, a educação ocorria de forma hierárquica, centralizada somente no professor, na qual ele era o único a transmitir conhecimento, através da fala e do uso do quadro negro, porém a escola sentiu a necessidade de mudar seus métodos de ensino, participando, da evolução da comunicação, e da sociedade.

Atualmente, o aluno é mais participativo, seu aprendizado ultrapassa a sala de aula, pois, a própria escola busca recursos como vídeos, teatro, dança, passeios, gincanas,e também com a informatização da escola, os alunos podem ter acesso aos computadores e a internet, o que às proporciona autonomia de buscar os seus próprios interesses, conectando-os à um mundo até então desconhecido. Aproveitando também seu conhecimento pessoal para a sua formação.


Sem os tipos de comunicação que existem hoje seria impossível a EAD (Educação à Distancia).Com o ensino EAD, o aluno torna-se mais disciplinado, pois, tem a possibilidade de combinar os seus horários no trabalho ou em casa, deve ser mais dedicado aos conhecimentos e recursos exigidos, o que oportuniza um aluno com aprendizado independente, e mesmo a distancia, acaba interagindo e cooperando com o grupo, facilitando o aprendizado de todos.

Entretanto, nem todos têm a mesma disposição e/ou conhecimento para trabalhar em EAD, por isso o trabalho de grupo é importante, pois, cada integrante coopera com sua própria habilidade, vencendo assim, as dificuldades encontradas pelo grupo.
O ensino à distancia pode contribuir e muito, na vida dos povos do campo, pois, elas não precisam se deslocar com grande freqüência, o que os impede de deixar seus afazeres. E o mais importante que se sintam incluídos em um mundo desconhecido que até então somente a comunidade urbana participava.







4 comentários:

  1. Thais...
    Muito bacana o teu blog e linda a tua história de vida!!!
    Adorei
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais!
    Lindo seu blog! Adorei!
    Também amei sua história... ;)
    Te seguindo...
    Bjus, Luciana Assis

    ResponderExcluir
  3. O teu blog está muito legal, achei inovador e criativo. Parabéns!
    Bjs,
    Patrícia Ferreira.

    ResponderExcluir