segunda-feira, 4 de abril de 2011

História da localidade de Portão I


Em entrevista realizada com a senhora Adelaide Rodrigues Paes, cabeleireira, 53 anos, residente na comunidade há 50 anos. E também em pesquisas realizadas junto à escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde do Rio Branco,  em livros e arquivos sobre a comunidade de Portão I, obtive as seguintes informações:
A primeira pessoa a receber uma Sesmaria do Continente de são Pedro foi o senhor Manuel Gonçalves Ribeiro, então ele foi à corte tomar posse da Sesmaria das Conchas, ao retornar, encontrou aqui em Portão I, doze casais portugueses. Então Manuel foi aconselhado pelo imperador que fizesse um “Travessão Divisório” e uma carta de posse, destinando aquelas terras aos doze casais que ali residiam, daí surgiu o primeiro nome de nossa comunidade: Campo dos Casais. Um dos Travessões Divisórios ficava onde hoje é o pedágio de Santo Antonio da Patrulha, deste Travessão saiam três Sesmarias: a do Pântano, a de Ana brito, e a de Manuel Gonçalves Ribeiro, que fazia divisa com o Campo dos Casais atualmente Portão I.
O filho de Manuel Gonçalves Ribeiro que também se chamava Manuel Gonçalves Ribeiro casou-se com uma filha de Jose Inácio e Margarida, casal este que, originou a história da cidade de Santo Antonio da Patrulha.

Segundo a entrevistada, as famílias que foram se tornando moradores do Campo dos Casais construíram suas casas  no “pé do morro” e cultivavam a terra para sua sobrevivência, mas do outro lado da estrada, haviam animais silvestres, e para que estes animais não passassem, os moradores construíram cercas de pedra, e um portão daí o nome da comunidade Portão I, este portão situava-se entre os km 60 e 61 da RS-30.
Atualmente a comunidade de Portão I – antigo campo dos casais conta com aproximadamente 300 famílias.
A atividade econômica que prevalece é a agrícola e criação de gado, e muitas pessoas trabalham em fabricas de calçado e no comércio do da cidade.
Como casas de comercio, temos:  um mercado e açougue, um mini-mercado, pequenos bares, uma agropecuária, um salão de beleza, um ateliê de calçados e uma fábrica de coco.
 Temos também as escolas de ensino fundamental e de educação infantil, a igreja, e o salão comunitário onde ocorrem reuniões, festas, e comemorações.


Escola Visconde do Rio Branco 
Criação de Gado 

Salão de Beleza 

 Mercado e Açougue Anita

Igreja

 Salão Comunitário
 Campos
A entrevistada mostrando a escola e os campos da comunidade de Portão I

Um comentário: